Curso


Revisões de Literatura na Prática - Hands on para docentes


Espera-se que, ao final do curso, os participantes estejam aptos a aplicar as metodologias de revisões de literatura em suas pesquisas e práticas pedagógicas, contribuindo para uma formação acadêmica mais sólida e alinhada com as exigências do mundo contemporâneo, além de possuírem um artigo para submissão em periódicos de alto impacto. Investimento$ 800,00 dividido em 4 vezes no cartão web ou Máquina na Coordenação de Extensão(2º piso do bloco A).

A realização de um curso de extensão voltado para professores universitários sobre revisões sistemáticas e integrativas de literatura é de suma importância no contexto acadêmico atual, onde a produção de conhecimento de qualidade se torna cada vez mais crucial. As revisões sistemáticas oferecem um framework metodológico rigoroso que permite a avaliação crítica e a síntese de evidências, contribuindo para a fundamentação teórica e a relevância prática das pesquisas. Ao capacitar educadores nesse âmbito, o curso não apenas promove uma elevação dos padrões de qualidade dos artigos científicos, mas também fomenta uma cultura de pesquisa baseada em evidências que impacta positivamente a formação discente. A integração desses conhecimentos nas práticas pedagógicas reforça a importância da pesquisa na educação superior, ampliando as competências dos docentes e, consequentemente, preparando melhor os alunos para os desafios contemporâneos. Portanto, a proposta do curso se justifica como uma estratégia essencial para a atualização e o aprimoramento contínuo da prática acadêmica, assegurando a relevância e a excelência das contribuições científicas da instituição.


Objetivo:

Um curso de extensão em revisões de literatura é proposto, voltado para professores universitários de graduação e pós-graduação, com o objetivo de capacitá-los na realização de revisões sistemáticas e integrativas de literatura. O curso abordará desde os conceitos fundamentais até as etapas práticas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Espera-se que, ao final do curso, os participantes estejam aptos a aplicar essas metodologias em suas pesquisas e práticas pedagógicas, contribuindo para uma formação acadêmica mais sólida e alinhada com as exigências do mundo contemporâneo, além de possuírem um artigo para submissão em periódicos de alto impacto.

Data:

Inscrição: 23/10/2024 até 18/11/2024  |   Período do projeto: 29/11/2024 à 31/08/2025

Carga Horária Total:

80 horas

Vagas:

30 vaga(s)