Programa Social

Visão para o amanhã


Os materiais utilizados na pesquisa serão: tabela de Snellen, trena métrica e ficha de cadastro do programa banco de óculos. Para a realização do exame será escolhido um ambiente devidamente iluminado e com pouca interferência ambiental, como preconizado pelo Ministério da Saúde. A tabela de optotipos de Snellen será posicionada a 5 metros de distância dos alunos e fixada na altura dos olhos dos mesmos. Em seguida, cada um receberá orientações sobre o teste ao qual serão submetidos. A avaliação será realizada pela oclusão não compressiva de um olho de cada vez, e o examinador anotará o valor equivalente à última linha lida sem dificuldade, ou seja, a melhor acuidade visual (AV) obtida em cada olho, em escala logarítmica, na ficha de cadastro do banco de óculos do Rotary. Os escolares que fazem uso de óculos farão o teste usando o mesmo. O estudo não oferece danos físicos à saúde dos pacientes pesquisados, e nem a sua integridade moral, este se propõe a realização de exames simples que não possui intervenção invasiva. Os resultados encontrados na forma de dados, preenchidos na ficha de cadastro do programa banca de óculos, terão a sua confiabilidade garantida para uso, única e exclusivamente do Rotary Club. Essas informações serão utilizadas para encaminhamento das crianças que apresentaram baixa acuidade visual aos oftalmologistas filiados à instituição.

Serão realizados testes de triagem oftalmológicas, através da Escala de Snellen, nas crianças que estão cursando o ensino fundamental I.


Objetivo:

Avaliação da acuidade visual em crianças de escolas públicas de Patos de Minas para detecção precoce de distúrbios oftalmológicos a fim de proporcionar um melhor desenvolvimento escolar e de seu potencial para vida adulta.

Data:

Inscrição: 15/10/2019 até 16/10/2019  |   Período do projeto: 17/10/2019 à 13/12/2019

Carga Horária:

80 horas

Vagas:

24 vaga(s)